Existe idade certa para engravidar?

By on


Se você é uma mulher de mais de 40 anos que ainda não tem filhos, é provável que já tenha ouvido de alguma amiga, amigo, ou familiar que se pensa em ser mãe, talvez a sua hora já tenha passado.

Eu sei o quanto esses comentários geram medo e culpa em nós, mulheres, principalmente naquelas que sempre sonharam em ser mães, e que ao longo da vida precisaram adiar esse sonho. 

Neste artigo vou tirar as suas dúvidas sobre a tal da “idade certa para engravidar”. Será que ela existe mesmo? Será que ainda é possível realizar seu sonho de ser mãe? Confira!

1. Do ponto de vista biológico

De fato, existe uma relação biológica importante entre a idade e a fertilidade da mulher. O que precisamos desmistificar, entretanto, é a ideia de que, por conta disso, existe uma idade certa para engravidar e de que, depois dela, não é mais possível ser mãe. Essa ideia apenas preocupa mulheres maduras e faz com que se sintam amedrontadas e culpadas. 

Entenda como funciona a relação entre idade e fertilidade feminina abaixo:

Mulheres de 20 a 30 anos 

Esse é o período considerado pelos médicos como o mais fértil da vida da mulher. Durante esta fase, além da probabilidade de engravidar ser alta – costuma chegar a 18% ao mês, o que caracteriza 85% de chance ao ano – também tem o fato de que os óvulos da mulher são mais novos, o que implica menos riscos para a gravidez e menos chances de falhas genéticas.

Mulheres de 30 a 35 anos 

Esta é também uma fase considerada como fértil pelos médicos, com boa probabilidade da mulher engravidar – cerca de 15% de chance ao mês e 80% ao ano. É bem comum que as gestações aqui sejam planejadas, dado o nível de maturidade que a mulher, ou o casal, costuma alcançar durante esse período. 

Mulheres a partir de 40 anos 

Já a partir dos 35 anos a fertilidade da mulher começa a sofrer uma queda, mas é a partir dos 40 anos que esse processo se intensifica. Embora seja uma fase que requer mais atenção e assistência médica, é cada vez mais comum mulheres que decidem se tornar mães a partir dessa idade. 

Hoje, há diversos tratamentos para casais com problema de fertilidade como a fertilização in vitro e a inseminação artificial

Confira mais sobre esses e outros tratamentos aqui.

2. Do ponto de vista emocional 

Tão importante quanto o fator biológico, o fator emocional muitas vezes é desconsiderado quando se fala em gravidez. 

Muitas mulheres hoje adiam o sonho de serem mães por não se sentirem preparadas, ou por desejarem conquistar primeiro uma estabilidade em suas carreiras profissionais ou acadêmicas. Ao conseguirem atingir o patamar de segurança desejado, às vezes sentem que já não há mais tempo, talvez encontrem dificuldades para engravidar. 

Para se pensar na melhor idade para ser mãe, é preciso levar em conta a fase em que você se sente pronta para essa tarefa tão linda e especial. Pronta para dar e receber afeto, independentemente da idade. 

Você tem esse desejo? Se encontra com dificuldades para engravidar? Procure um médico ginecologista.

Eu, Dra. Andrea Moraes, sou médica ginecologista especializada em tratamentos de infertilidade. 

Procura por ajuda e um atendimento humanizado para realizar seu sonho de ser mãe? 
Clique aqui e agende uma consulta.